VLT do Subúrbio pode reduzir em até 50% o tempo de deslocamento dos cidadãos

Salvador caminha para o futuro e, em breve, estará ao lado das grandes capitais do mundo no quesito mobilidade urbana. Isso acontecerá após a conclusão das duas fases do Veículo Leve de Transporte (VLT) que irá substituir o trem do Subúrbio Ferroviário.

O atual sistema de trens do Subúrbio é da década de 70, com equipamentos antigos que eventualmente apresentam problemas técnicos. Hoje, a malha ferroviária liga apenas Paripe à Calçada e tem 13,6 km. Com a conclusão da primeira etapa do VLT, o percurso terá 19,2 km, ligando o bairro do Comércio até Simões Filho e passando por 21 estações. Já a segunda etapa terá mais 4,08 km, com o objetivo de integrar os usuários com o sistema do metrô de Salvador, os levando até a estação Acesso Norte.

Cerca de 600 mil cidadãos serão positivamente impactados pelo VLT, com mais de 172 mil pessoas transportadas por dia. Dentre os principais benefícios gerados, destacam-se o aumento do percurso e a rapidez que será realizado o trajeto.

Por exemplo, quem mora em Periperi e precisa chegar ao Campo da Pólvora, hoje gasta cerca de 85 minutos entre ônibus e integração com o metrô. Com a conclusão do VLT, o cidadão poderá chegar ao seu destino final em apenas 45 minutos. O mesmo acontecerá no percurso entre Periperi e Pituaçu. Hoje, ao usar trem, ônibus e metrô,  o cidadão leva 89 minutos para chegar até o destino. Com o VLT, o trajeto será feito em 47 minutos.

Ou seja, o VLT reduzirá quase 50% o tempo de deslocamento. Desta forma, a população do Subúrbio terá mais qualidade de vida, conforto e segurança através de um equipamento moderno e sustentável.