Inovação, transporte e meio ambiente foram temas do encontro

 

Com o tema “inovação tecnológica na mobilidade urbana para uma vida melhor”, a Skyrail Bahia, através da BYD, foi uma das empresas que estiveram presentes no Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Sustentável 2021. O caráter sustentável do modal que fará a ligação entre Salvador e Simões Filho, com capacidade de atender cerca de 172 mil pessoas por dia foi o destaque da apresentação.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do VLT desde o início do projeto. Aliandro Ribeiro, gerente de material rodante e representante da empresa no evento, explicou que, inicialmente, estudos indicavam que a região do subúrbio de Salvador, formada majoritariamente por famílias das classes D e E, era atendida por um trem que circulava em apenas dez estações e tinha baixa capacidade de suprir as necessidades de mobilidade do público.

Diante dessa demanda, foi iniciado o trabalho para projetar uma rota que tornasse o VLT um modal de ligação entre o subúrbio ferroviário de Salvador e o centro da cidade. Outro ponto importante era garantir a integração do modal com serviços de transporte coletivo em operação, como o metrô. E, assim, o projeto atingiu o desenho atual com duas linhas e 25 paradas que serão atendidas por 23 trens.

“O VLT trará para o subúrbio de Salvador uma opção de mobilidade urbana inovadora e com logística operacional que agregará pessoas que se deslocam para o centro de Salvador”, comentou Ribeiro, antes de apresentar o traçado das duas linhas.

SUSTENTÁVEL DESDE O PROJETO – Um ponto relevante na palestra foi a apresentação do modelo sustentável de transporte que está sendo erguido na capital baiana. Construído e operado pela Skyrail  Bahia, empresa que atua em Salvador a partir de consórcio com a multinacional chinesa BYD, o VLT é projetado para ser um veículo leve e não poluente, seguindo o alto padrão de qualidade da BYD

Nos últimos cinco anos, a BYD se consolidou como líder mundial em veículos elétricos com projetos que envolvem ecossistemas fluidos, sustentabilidade e energia limpa. Ribeiro destacou que, somente na América do Sul, a BYD tem comercializado ônibus elétricos para o Chile, Colômbia e Bolívia.

O VLT é movido com tração elétrica, não emite gases poluentes e as viagens são confortáveis com pneus de propulsão e estabilizadores. A BYD é a primeira e única empresa a fornecer soluções completas no mercado de veículos elétricos para enfrentar a crise energética e os problemas ambientais. Em sua produção estão carros particulares, ônibus e caminhões, além de atuar em áreas especializadas como a portuária, aeroportuária e mineração.