Sempre em busca de oportunidades para fomentar a economia local do Subúrbio Ferroviário, a Skyrail Bahia aproveitou o clima da Páscoa para se tornar parceira de uma jovem empreendedora que serve de exemplo. Sua história começa com uma simples barra de chocolate, investimento inicial para colocar em prática o seu desejo de empreender na confeitaria.

>> Leia também: Skyrail aposta em cooperativa de costureiras do Subúrbio para produção de uniformes

A Skyrail Bahia valoriza talentos como Ariana dos Santos, 24 anos, nascida na Boa Vista do Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ela comprova que dois ingredientes são cruciais para aquecer o orçamento: doses de força de vontade e grandes pitadas de profissionalismo.

O primeiro a investir na iniciativa foi seu pai, o barbeiro Adilson José dos Santos, 48 anos. Primeiro, Ariana disse ao pai que tinha vontade de vender bombons. Mal sabia ela que, no mesmo dia, seu Adilson chegaria do trabalho com a barra de chocolate de um quilo no valor de cerca de R$ 13.

Era entregue a ela, naquele momento, a missão de começar a trabalhar com o que desejava. Os primeiros bombons foram recheados com itens encontrados na despensa de casa, como leite condensado. Como não havia as forminhas específicas para os doces, o jeito foi improvisar o preparo em cubos de gelo.

Ariane Santos, confeiteira e empreendedora da Janelinha dos Sabores

Uma amiga provou e, em seguida, veio a indicação para a primeira encomenda. “No começo era tudo bem amador. Hoje, entendo que é o negócio da minha vida”, afirma Ariana. Há quatro anos o amadorismo foi deixado de lado e a empresária percebeu a necessidade de profissionalizar o serviço.

Hoje, Ariana está à frente da Janelinha dos Sabores. Ampliou seu cardápio de produtos e, além dos doces artesanais, produz tortas, bolos, cestas de café da manhã e presentes em datas comemorativas como Dia das Mães e Natal. Na Páscoa deste ano, sua expectativa é produzir até 400 itens entre lembranças e ovos artesanais.

Impacto da pandemia
A pandemia do coronavírus não apenas impactou os rumos do negócio como trouxe redução no número de pedidos. Foi necessário investir no sistema delivery e, agora, a Janelinha dos Sabores tem buscado atender pedidos cada vez mais desafiadores, como os ovos de chocolate artesanais encomendados pela Skyrail Bahia.

“A comunidade do Subúrbio possui talentos que precisam ser valorizados. É muito gratificante acompanhar o profissionalismo de empreendedores”, celebrou o diretor técnico da Skyrail Bahia, Alexandre Barbosa, após lembrar que a empresa trabalha para incluir e envolver a comunidade, valorizando e contratando moradores da região para contribuir com o desenvolvimento local.

Ovos de páscoa da Janelinha foram entregues aos colaboradores da Skyrail

A Janelinha dos Sabores, capitaneada pela Ariana Santos, é um dos exemplos de como os talentos estão espalhados pelo Subúrbio. “Minha loja é o Instagram”, comenta a empresária que acumula quase três mil seguidores no @janelinha.dos.sabores. “É muito gratificante perceber meu trabalho sendo reconhecido e que meus produtos são aprovados”.

Sobre o segredo para não perder as esperanças e se manter firme nos negócios, Ariana é enfática: “Não podemos desistir. Seja no aspecto financeiro ou psicológico, não podemos nos entregar. Amo o que faço e gosto de levar uma mensagem às pessoas nesse período”.