Ouvir os moradores, entender as principais demandas, trocar conhecimento…são algumas das premissas que fazem parte das Rodas de Conversa organizadas pela equipe de Responsabilidade Social da Skyrail Bahia. Uma forma de estar mais perto da comunidade e estreitar as relações com quem mora em uma das regiões mais importantes de Salvador.

As Rodas de Conversa começaram a ser realizadas no mês de agosto e seguem um calendário que será desenvolvido ao longo de toda a construção do VLT. Os temas de cada encontro são definidos pelas equipes de Responsabilidade Social e Engenharia, de acordo com os registros de manifestação dos moradores feitos através do nosso plantão social e dos nossos canais de comunicação.

O ponto de partida dessa ação tão importante foi o encontro na Baixa do Fiscal. Estavam presentes alguns moradores que fizeram os registros, representantes da CTB e da Skyrail Bahia. O tema definido foi o serviço de tapumagem. Os moradores reclamaram dos tapumes porque, segundo eles, os tapumes estão dificultando a circulação do vento e a visibilidade. As barreiras que são feitas de alumínio foram colocadas porque trazem segurança para os moradores. O engenheiro Ubirajara Júnior, da Skyrail, se comprometeu em analisar a situação e propor uma solução viável para a empresa e para os moradores.

Bairro de Coutos

 

Bairro de Peiperi

 

 

 

 

 

 

Outras ações também fizeram parte dessa etapa de abordagem como identificação de construções irregulares na faixa de domínio com o imediato pedido de interrupção e limpeza de trechos que estavam com vegetação alta e lixo espalhado como em santa Luzia, Lobato e Escada.

Bairro de Santa Luzia – ANTES
Bairro de Santa Luzia – DEPOIS

 

 

 

 

 

Segundo Ângela Santos, analista de Responsabilidade Social, essas conversas são justamente para atender às solicitações de forma a equilibrar as necessidades de ambas as partes. “As Rodas de Conversa são um importante instrumento de troca de informação e acolhimento. É a Skyrail Bahia reafirmando o compromisso de parceria com a comunidade do subúrbio.” Comenta Ângela.

A limpeza da região é um desses compromissos e por isso foram criados materiais de comunicação e uma campanha de sensibilização para orientar a população. “Nós estamos juntos com a comunidade, mas a limpeza depende do envolvimento de todos. Não adianta limpar o canal, fazer a roçagem e retirar o lixo doméstico do trecho, se os moradores continuarem descartando o lixo em qualquer lugar. Uma das placas que criamos reforça isso, um ambiente limpo é um ambiente saudável.” Reforça a analista de Responsabilidade Social, Carolinna Tosta.

E já tem morador satisfeito com os resultados como a Edna Paim, do bairro de Escada: “Agradeço a desobstrução da valeta que estava com a água retida. Eu, junto com os moradores da rua Desembargador Alfredo Vieira Lima e da Beira mar estamos felizes e agradecidos. A Skyrail está atenta à demanda dos moradores e vai continuar atendendo aos pedidos durante todo o período de concessão.

Edna Paim (vestido azul), moradora do bairro de Escada com a equipe da Skyrail