Os colaboradores da Skyrail Bahia que fazem parte da equipe da brigada de incêndio participaram de atividades de reforço e aprimoramento de técnicas de combate a incêndio e primeiros socorros. Em janeiro, todos os colaboradores participaram de um simulado de evacuação no canteiro de obras. A partir desse simulado, novas ações foram propostas para o desenvolvimento da condução e resposta aos cenários de emergência potenciais ligados às atividades desenvolvidas pela Skyrail Bahia.

O treinamento realizado em março foi dividido em 4 etapas:

. Abordagem sobre técnicas de combate a incêndio e teoria do fogo;

. Práticas de combate a incêndio com uso de extintores;

. Técnicas de primeiros socorros, envolvendo resgate e remoção de vítima e contenção de processos hemorrágicos;

. Condições de mal súbito como engasgo, convulsão, enfarto, desmaio, paradas cardiorrespiratórias, queimaduras e fraturas.

 

A brigada de incêndio é formada por um grupo de colaboradores que podem ser voluntários ou não e as normas são regidas pelo Corpo de Bombeiros de cada estado. O número de participantes varia de acordo com a quantidade de pessoas presentes de forma contínua na edificação e o grau de risco do local. O principal objetivo é ser capaz de atuar em situações emergenciais, não negligenciando o papel de prevenção, essencial para evitar cenários emergenciais. A brigada conta com apoios importantes como a equipe técnica em segurança do trabalho e até mesmo a CIPA – Comissão  Interna de Prevenção de Acidentes, unindo forças para a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

A equipe da Skyrail já conta com 16 colaboradores na brigada aptos em atuarem em cenários de emergência. Para o engenheiro de segurança, Danilo Souza, responsável pelo treinamento, é muito importante a colaboração de todos. “Ter uma equipe capacitada, com o domínio das técnicas de combate a incêndio e primeiros socorros é essencial para garantirmos a preservação da vida e do nosso patrimônio.”