Um dos maiores congressos técnicos no Brasil aconteceu entre 13 e 16 de setembro em São Paulo (SP)

Foram quatro dias de apresentações e compartilhamento de informações entre players do setor metroferroviário no Instituto de Engenharia, na capital paulista. A participação da BYD Skyrail nesse congresso, que é um dos eventos técnicos mais importantes do país, possibilitou trocas de experiências entre profissionais, outras grandes empresas e especialistas em transporte de pessoas e cargas sobre trilhos e vigas.

A BYD Skyrail marcou presença com estande no espaço Metroferr Lounge Experience. O diretor de projetos da Skyrail, Alexandre Barbosa, a gerente do departamento jurídico e RH da BYD Skyrail, Gabriela Masetto e o gerente de planejamento da Skyrail, Rodrigo Moreira, estiveram na abertura do Congresso.

Durante as visitas aos estandes, a BYD Skyrail recebeu empresários e pessoas interessadas em conhecer os projetos em desenvolvimento nas cidades de São Paulo e Salvador. A réplica do monotrilho e o painel LED com informações sobre os serviços e projetos foram umas das atrações do espaço Metroferr.

MOBILIDADE EM PAUTA

A Semana de Tecnologia Metroferroviária trouxe grandes painéis sobre projetos e serviços que dizem respeito aos transportes de massa. Ao longo da programação, os debates sobre as tendências do transporte sobre trilhos para os próximos 10 anos foram os destaques. Representantes do Canadá, Alemanha, Suíça e Áustria falaram do panorama atual dos seus países e como planejam o crescimento nessas regiões e os investimentos previstos para o Brasil. Foram vários debates sobre sobre infraestrutura de transportes e sistema BIM – metodologia que envolve e incorpora uma série de ferramentas tecnológicas; técnicas de Ciber-segurança, aplicadas a Centros de Controle Metroferroviários; além do movimento coeso sobre políticas de ESG.

TESTES DE PLATAFORMA 

Colaboradores da Skyrail apresentaram um workshop sobre os testes das portas de plataforma do monotrilho de São Paulo que estão em andamento na China, de maneira remota. A Skyrail é responsável pelos sistemas e material rodante que vão fazer parte da Linha 17 – Ouro do metrô, da capital paulista e também pelo modal que vai substituir o antigo trem do subúrbio de Salvador. A equipe – formada pelo analista de qualidade, Wiliam Souza, e dos engenheiros Mariana Leoncio, Gustavo Domingo e Samuel Pereira – falou sore as vantagens e desvantagens do processo, validado por uma empresa certificadora e pelo Metrô de São Paulo. “Já temos 70% dos testes feitos e aprovados pelo Metrô das portas de plataforma. Por meio de um protótipo, realizamos testes em todas as funções do equipamento responsável por abrir automaticamente as portas dos trens, quando param nas estações”, informou Samuel Pereira, engenheiro de sistemas da BYD Skyrail.

A palestra foi acompanhada de forma online e também presencial. Entre os participantes da plateia estavam Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), e Silvia Cristina, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô de São Paulo (Aeamesp) e o executivo de negócio da Staubli Tecnologia, Carlos Pereira.

O encerramento da semana de Tecnologia foi  com um grande painel com representantes do setor metroferroviário do Brasil. Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), esteve no evento de forma online e comentou sobre os projetos baianos, o crescimento do metrô e também sobre a boa aceitação do modal por parte da população. O evento acontece há 28 anos em São Paulo e já é uma tradição entre empresas e especialistas.