Planejamento das atividades garantiu “zero acidentes” de colaboradores e terceirizados

Na última sexta-feira (12), a Skyrail Bahia concluiu a etapa de demolição das estruturas das nove (9) estações do antigo trem do subúrbio. A atividade, necessária para o avanço da implantação do VLT do Subúrbio, foi finalizada sem que qualquer pessoa se ferisse, além de preservar bens tombados, como a “casa amarela” da estação de Periperi.

Todos os trabalhos – que incluíram a remoção de estruturas como plataformas de embarque e passarelas das antigas estações – foram concluídos em pouco mais de um mês (36 dias). As poucas estruturas remanescentes (algumas bilheterias, por exemplo) servirão de apoio durante a realização das obras até a reurbanização das áreas, quando elas também deverão ser retiradas.

 

Bilheteria de Periperi, temporariamente mantida para controle do acesso ao futuro canteiro de obras do local.

Toda a atividade contou com comunicação prévia e diálogo constante entre os representantes da Skyrail Bahia e as comunidades, apoiados pelas equipes sociais a serviço do projeto. “O apoio de todas as pessoas, colaboradores e moradores, foi essencial para finalizarmos essa etapa com sucesso, sem acidentes, nem danos a estruturas tombadas”, celebra o engenheiro Adriano Piantino, responsável pela atividade.

Beatriz Fernandes, técnica de segurança da Skyrail Bahia, comenta sobre os desafios ligados à segurança: “A cada estação havia uma particularidade. Desse modo, realizamos a análise preliminar de cada local e estudamos todas as variáveis. É um trabalho bastante delicado, há muitas crianças, veículos e equipamentos sociais na região. Contudo, com sinalização adequada, orientações assertivas junto às equipes de trabalho e diálogo com a comunidade, concluímos os trabalhos com êxito”, explica.

Afixação de comunicados em áreas de grande circulação e próximo aos locais das demolições.

A implantação do empreendimento pela Skyrail Bahia segue com outras atividades ao longo da antiga linha férrea, como o descomissionamento de trilhos, dormentes e pórticos.