Ao entender a importância de valorizar a mão de obra da região onde o projeto do VLT do Subúrbio vai operar, a Metrogreen Skyrail Concessionária da Bahia escolheu a cooperativa Alegria da Bahia para a produzir o fardamento dos colaboradores. Trata-se de um coletivo de costureiras, em sua maioria mulheres negras, chefes de família entre 30 e 70 anos. Foram produzidas 180 camisas estilo polo com a logomarca da Skyrail Bahia.

De acordo com a coordenadora do grupo, Raiovana Silva, a produção para a Skyrail foi muito importante, pois as vendas foram bastante comprometidas durante a pandemia da COVID-19, garantindo assim uma renda para as costureiras que compõe o coletivo. A rede possui hoje 10 costureiras na sede física, que fica localizada na Rua São Bartolomeu, e outras espalhadas em diferentes regiões do Subúrbio, constituindo, no total, aproximadamente uma rede de 40 costureiras autônomas.

“Sempre que recebemos uma encomenda, dividimos igualmente entre os grupos de mulheres e costureiras autônomas. Essa dinâmica permite que elas levem o sustento para as suas casas e para comunidade em que vivem. Hoje conseguimos nos manter de forma sustentável, mas precisamos de mais empresas que tenham iniciativa para contratar os nossos serviços”, relatou Raiovana. O grupo Alegria da Bahia faz parte do MCPS, o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio. O coordenador Raimilton Carvalho mostrou gratidão. “Estamos muito felizes com o resultado e esperamos que essas ações se repitam”, disse.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da Skyrail, Gabriela Masetto, a ação reforça o compromisso da empresa com a população do Subúrbio. “A Skyrail tem como principal missão melhorar a mobilidade da população do Subúrbio de Salvador, mas seu objetivo é muito maior. Vamos fomentar a economia local e sempre que possível contratar fornecedores, prestadores de serviço, colaboradores da região. Agora somos parte do Subúrbio e temos muito orgulho disso”, diz a gerente.

A cooperativa também atua com a produção de canecas e camisetas com temas ligados à cultura do Nordeste.