A Skyrail Bahia vem adotando medidas dentro do canteiro administrativo visando criar políticas de sustentabilidade. Recentemente houve a implantação de um programa de gestão do uso de papel pelos colaboradores. O objetivo é criar uma cultura organizacional mais conectada com os conceitos de reciclagem, destinação de resíduos de forma correta e melhor aproveitamento de recursos naturais.

Chamada de Paper Cut, a ferramenta de gestão de impressões se destina a mudar a forma das pessoas pensarem antes de imprimirem e o respectivo impacto desta ação no meio ambiente. A ideia de se instalar o Paper Cut na Skyrail partiu do analista de Tecnologia da Informação, Rafael Xavier.

“É um sistema de bilhetagem de impressões que nos dá a possibilidade de saber a quantidade de papel utilizado em cada setor e por cada colaborador. Todos têm acesso ao seu próprio desempenho através de seus computadores e podem perceber o quanto eles estão gastando e como estão impactando na natureza”, explicou Xavier.

Além de ampliar a noção de consciência ambiental entre os colaboradores, os motivando a adotar uma forma de impressão mais responsável e melhorando o impacto no ambiente, em um mês de uso da ferramenta, já foi reduzido significativamente o uso de papel dentro da empresa. “Já nos primeiros 30 dias, conseguimos uma redução de 10% no uso de papel dentro da Skyrail. E pelo Paper Cut o colaborador consegue visualizar o impacto desta redução em árvores, energia elétrica e pegada de carbono”, concluiu.