1- Quando começaram as obras do VLT?
A Skyrail Bahia, após licitação realizada pelo Governo do Estado da Bahia, assinou em fevereiro de 2019 o Contrato de Concessão na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). Desde então, a Skyrail Bahia assumiu o compromisso de disponibilizar e viabilizar ao Poder Público, assim como à comunidade, uma nova realidade de transporte público, compreendendo a implantação, operação e manutenção do VLT/Monotrilho do Subúrbio de Salvador.
2- Qual é a previsão de término?
O pleno desenvolvimento do projeto foi impactado por algumas questões como a pandemia, aumento no custo de produção e entraves financeiros. Um novo cronograma e algumas premissas estão em discussão.
3- Quantas estações terão?
Serão 21 estações na fase 1, em pouco mais de 19km de extensão. E, na proposta da fase 2 serão mais 4 estações, perfazendo um trajeto de pouco mais de 23 Km. A capacidade diária de transporte com a implementação das duas fases é de 171 mil passageiros por dia. O VLT sairá da Ilha de São João, no município de Simões Filho com destino ao Comércio e no trecho entre Paripe e Calçada, fará o mesmo percurso do atual trem do Subúrbio. Está prevista ainda uma extensão até o Acesso Norte do metrô, na sua fase 2.
4- Qual será o tempo total do percurso?
O trajeto de toda a linha 1 do VLT, da Ilha de São João ao Comércio, será realizado em um tempo estimado de 40 minutos. Hoje, o percurso atual realizado pelo trem, de Calçada a Paripe, leva em torno de 40 minutos. Esse mesmo trecho percorrido pelo VLT será de apenas 25 minutos. O intervalo entre uma viagem e outra hoje do trem do subúrbio é em média de 40 a 50 minutos. Com o VLT este tempo de espera será reduzido para quatro minutos entre uma viagem e outra, nos horários de pico.
5- Quais medidas serão adotadas em caso de incidentes nas casas da população do entorno?
Todas as casas no entorno da obra receberão uma vistoria cautelar e as condições
dosimóveis serão catalogadas. Caso haja algum dano, será possível avaliar se eles
foramcausados pelas obras. Caso sejam comprovados os danos, os reparos serão
executados pela Skyrail.
6- Como as pessoas terão acesso a suas casas durante o período das obras? Serão criados acessos alternativos?
Sempre que necessário, serão criados acessos ao longo do percurso em trechos específicos. Destacamos que, depois da conclusão das obras, o acesso será livre sem nenhuma segregação. Em caso de alterações no tráfego, a população será comunicada previamente.
7- O VLT vai acabar com o trem do Subúrbio?
Com a implantação do VLT, o sistema de trens do Subúrbio deixará de existir. Em operação desde o século 19, e com equipamentos de idade superior a 60 anos, o sistema de trens do Subúrbio se encontra defasado há anos. A partir de 2013, após ser assumido pelo Governo do Estado, iniciou-se um planejamento para a sua modernização, que virá com a implantação do VLT. Porém, a estação da Calçada terá seu prédio preservado.
8- Por que optou-se pelo VLT e não pelo metrô?
O Governo do Estado optou pela implantação do VLT após estudos de demanda que
identificaram o modal como o mais apropriado para substituir os atuais trens do Subúrbio.
Se comparado ao metrô, o VLT necessita de bem menos tempo de construção e, por ser
elevado, causará menos impacto na região.