Ferramenta aprimora medidas de segurança para trabalhadores e moradores próximos ao projeto.

Promover a saúde e a segurança de colaboradores e da comunidade do entorno da obra. Esse é um dos princípios da Skyrail Bahia, empresa responsável pela construção e operação do VLT do Subúrbio, que acaba de estabelecer o Plano de Atendimento a Emergência (PAE). O documento reúne as ações que devem ser tomadas em casos de emergências que possam ocorrer nas áreas de implantação do projeto e em suas proximidades.

A elaboração do PAE aconteceu ao longo de 2021 com supervisão de profissionais especializados em segurança do trabalho. Com o avançar das obras do VLT, o documento será periodicamente atualizado. Em 2022, a implantação do PAE contará com várias etapas e atividades. Profissionais ligados direta ou indiretamente à construção do modal passarão por capacitação, para conhecer o documento e as ações necessárias ao atendimento das emergências, além da interação com a comunidade, estabelecendo os mecanismos de comunicação necessários, garantindo segurança e rapidez em casos de emergências.

O plano fornece diretrizes em casos de acidentes e emergências. São oferecidas informações tanto sobre procedimentos administrativos como para ações que precisam ser tomadas com rapidez para evitar e reduzir danos em situações que envolvam trabalhadores ou pessoas em áreas próximas.

“É um conteúdo que considera as especificidades do projeto e conhece os agentes afetados pelas atividades de implantação e operação do VLT”, explica o engenheiro de segurança do trabalho Danilo Souza. Entre os itens contemplados estão orientações para casos de acidentes de trabalho, mal súbito, choques elétricos incêndios e explosões, ataques de animais peçonhentos e desastres naturais

“O estabelecimento do Plano de Atendimento a Emergência tem o objetivo de garantir uma boa condução de situações de crise, aumentando a possibilidade de preservação de vidas humanas, meio ambiente e os bens materiais”, comenta o engenheiro de segurança do trabalho Danilo Souza.

Como falar com a Skyrail Bahia – Essencial para o Plano de atendimento de emergências são as formas de contato pelas quais possíveis situações possam ser informadas. Por isso, o sistema de atendimento da empresa oferece diversos canais, por onde são recebidas também dúvidas, reclamações, elogios e denúncias.

Para maior agilidade, emergências devem ser informadas, preferencialmente, por telefone. Contudo, o relacionamento com os públicos interessados ou afetados pelo projeto do VLT do Subúrbio pode ser feito por:

  • Atendimento presencial no escritório social da empresa, na Av Afrânio Peixoto, 2656, Lobato, ao lado dos Correios
  • Carta/ofício na Rua Fernandes Vieira, 1A – Calçada. Salvador – BA. CEP: 40.411–560
  • E-mail: faleconosco@skyrailbahia.com.br
  • Telefone (número de ligação gratuita) – 0800 721 9581
  • Website: skyrailbahia.com.br/faleconsoco
  • WhatsApp: 55 (71) 9 9643-9410

Esses canais de comunicação estão em funcionamento e fazem parte do plano de comunicação desenvolvido pela Skyrail Bahia com as comunidades do entorno da obra. Sob constante aprimoramento, as novas diretrizes ampliam as ações previstas na política de ESG (governança ambiental, social e corporativa) e apontam caminhos para a inclusão.

Em 2022, por exemplo, o portal on-line da concessionária para registro de manifestações terá acessibilidade em libras e a conversão de textos em áudio para pessoas com dificuldades de leitura, baixa visão, dislexia e outras deficiências visuais. “Nossas equipes de Comunicação Social estão atentas às demandas das comunidades, sobretudo quanto a grupos minoritários ou em vulnerabilidade do subúrbio ferroviário”. A proposta é ampliar a eficácia da comunicação, finaliza o diretor técnico da Skyrail Bahia, Alexandre Barbosa.