VLT: conheça os detalhes do projeto que vai levar mais mobilidade ao Subúrbio

A Região Metropolitana de Salvador vai ganhar um projeto inovador de transporte urbano – o VLT do Subúrbio. O novo modal vai beneficiar diretamente uma população de 600 mil pessoas e terá capacidade diária 172 mil usuários. O percurso vai ligar Salvador, a partir do bairro do Comércio, à Ilha de São João, em Simões Filho. Está prevista ainda uma extensão até o Acesso Norte do metrô, na segunda fase do projeto. Movido à propulsão elétrica, sem emissão de gases poluentes, o VLT é um meio de transporte rápido, seguro e confortável.

VLT significa Veículo Leve de Transporte. O modelo a ser construído pela Skyrail Bahia é um veículo leve, formado por uma estrutura de liga de alumínio, equipado com eixo único, pneus de propulsão e pneus estabilizadores, o que o torna estável e silencioso. Tem a capacidade de transportar de 600 passageiros em uma composição de quatro carros e pode atingir uma velocidade de até 90 km/h.

A fase 1 do projeto do VLT do Subúrbio compreende 19,2 km, com 21 estações. Já na fase 2, o trajeto que ligará a região de São Joaquim ao Acesso Norte (integração com o metrô), contém um percurso de 4,08 km com mais 4 estações previstas. As estações do antigo trem do subúrbio serão desativadas e darão lugar a equipamentos muito mais modernos, com uma estrutura leve e vazada, o que permitirá uma maior ventilação e iluminação natural.

O VLT do tipo monotrilho é construído sobre vigas e fica elevado em relação ao solo cerca de 10 metros de altura. O modelo de construção permite que a interferência no tráfego de veículos e de pessoas seja mínima. No trecho onde funciona o atual trem do Subúrbio, por exemplo, vai ser possível ampliar a circulação de pedestres, unindo bairros e reduzindo barreiras entre Salvador e a Baía de Todos os Santos. Além disso, a construção do VLT demanda uma faixa estreita na via, o que causa menor impacto urbano durante a implementação e operação.

Todo o sistema estará em operação em aproximadamente dois anos. A previsão é que o início da operação aconteça no primeiro semestre de 2022, mas alguns trechos serão entregues de acordo com a conclusão das etapas das obras, colocando o serviço à disposição da população mais rapidamente, por fases. A previsão é que o trecho Calçada – União esteja em operação no primeiro semestre de 2021.

Rápido e confortável

O VLT do Subúrbio vai reduzir distâncias e aproximar pessoas. A conexão entre a Ilha de São João, em Simões Filho, e o Acesso Norte, por exemplo, terá o tempo de viagem de 40 minutos. Já o percurso da Ilha de São João até o Comércio será feito em 35 minutos.

Hoje o percurso atual realizado pelo trem da estação de Calçada até Paripe é feito em torno de 40 minutos. Esse mesmo trecho percorrido pelo VLT será de apenas 25 minutos. Se hoje o tempo de espera entre um trem e outro leva de 40 a 50 minutos,  com o VLT a espera será reduzida significativamente. Na linha Laranja, que liga a Ilha de São João até o Acesso Norte, o tempo de espera será de 3,6 minutos, pois 23 trens estarão a serviço deste trecho. Já na Linha Verde, que liga São Joaquim ao Comércio, o tempo de espera será de 5 minutos, com 2 trens a disposição neste trajeto. Ao todo serão 25 trens disponíveis e ativos, mais três veículos reservas.

Além disso, todos os carros são equipados com sistema de ar condicionado e Wi-Fi. O VLT possui janelas largas que permitem iluminação natural e uma ampla vista externa da cidade, ou seja, também será um transporte que incentivará o turismo na região do Subúrbio, que conta com belas praias e paisagens.

Com este novo modal, Salvador vai elevar o conceito de mobilidade urbana a outro nível, promovendo a integração entre os cidadãos e permitindo o melhor aproveitamento de todos os outros sistemas de transporte já existentes, como a frota rodoviária e o metrô. Tudo isso com base na sustentabilidade, com mais tecnologia e sem emitir poluentes.