
O outubro rosa na Skyrail Bahia
O mês de outubro é um dos mais importantes dentro do chamado calendário colorido. No Brasil, foi o primeiro a ser reconhecido legalmente em 2018. É o mês do rosa, das ações ligadas à prevenção do câncer de mama, o segundo tumor maligno mais comum entre as mulheres em todo o país, perdendo apenas para o câncer de pele. A Bahia é o estado que mais deve registrar casos em 2022 no Nordeste, segundo o INCA. São estimadas quase 4 mil notificações até o fim do ano. Ongs, empresas, poder público… todos engajados em alertar sobre a importância da detecção precoce da doença. Não poderia ser diferente na Skyrail Bahia.


Os colaboradores se uniram para desenvolver várias ações ao longo do mês. A fachada do prédio da calçada iluminada de rosa, balões nas mesas e nas entradas do canteiro, distribuição de laços… tudo para ninguém esquecer a importância do outubro rosa.
PALESTRAS PARA INFORMAR E PROPAGAR CONHECIMENTO
Uma palestra online e presencial em Salvador com Simone Prazeres e Priscila Faro. Duas profissionais que são voluntárias em projetos de ações de alerta sobre o câncer. Simone teve câncer em 2018 e está curada e Priscila está fazendo tratamento. As duas descobriram a doença com menos de 40 anos, uma idade considerada atípica, mas que já chama a atenção das autoridades de saúde.

Elas identificaram o tumor durante o autoexame, falaram como o tratamento se desenvolveu e sobre o poder da autoestima. “Não tenha medo de fazer exames, enfrente e conte com o amor de quem convive com você. O carinho é fundamental, assim como a descoberta precoce da doença.” Comenta Priscila.
Na última semana de outubro, a mastologista Carolina Argolo encerrou o ciclo de palestras falando para todos os colaboradores com destaque para os homens. O tumor não é comum, mas pode aparecer também na mama masculina. A estimativa é de 1 caso a cada 100 homens. Enquanto que nas mulheres a proporção é de 1 caso a cada 12 mulheres. O diagnóstico para eles pode vir também através da mamografia. O fato é que o autoexame e o cuidado com o corpo são para todos, independentemente do sexo.
DOAÇÃO PARA COLABORAR COM A AUTOESTIMA
As ações não foram apenas internas. Os colaboradores arrecadaram quase 200 lenços que foram doados ao GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia e à Ong UNACCAM de São Paulo. O Lenço é muito usado por quem faz quimioterapia e perde o cabelo por causa dos efeitos colaterais dos medicamentos. Um adereço que ajuda a aumentar a autoestima de quem está em tratamento.

Para Danilo Souza, engenheiro de segurança e um dos coordenadores da campanha outubro rosa da Skyrail Bahia, a falta de informação e paradigmas criados acerca do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama são alguns dos principais agentes a serem combatidos. “As ações do outubro rosa servem para dar ênfase às informações de qualidade e nos trazer um senso de responsabilidade, a fim de nos tornar multiplicadores do conhecimento, possibilitando uma chance de cura de até 95%, através do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.” Comenta Danilo.
Um mês importante e que serviu para reforçar que o engajamento de todos faz a diferença dentro e fora da Skyrail.