Vinte e uma empresas que atuam em diferentes setores da economia se reuniram nesta quarta-feira, 14, em um evento virtual de aproximação com a Skyrail Bahia, concessionária responsável pela construção do VLT do Subúrbio por meio de uma parceria público-privada com o governo do Estado. Promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a ação reforçou o compromisso da Skyrail com o desenvolvimento econômico e social da região.

As empresas envolvidas na rodada de negócios online atuam em áreas como engenharia, gerenciamento de resíduos, segurança, produção de fardamento, aluguel de bens móveis, desenvolvimento de software, dentre outras. Todas fazem parte do Clube IEL de Negócios, que promove networking e troca de experiências entre fornecedores e potenciais compradores.

Na abertura do evento, o supervisor de compras da Skyrail Bahia, Rafael Galvão, apresentou aos empresários o projeto de construção do modal que trará mobilidade e conforto para os usuários do sistema de transporte de Salvador e região metropolitana. “Essa é uma excelente oportunidade para conhecermos o mercado e valorizarmos as empresas locais”, comentou.

A previsão é de que as obras do VLT possibilitem a abertura de 2.250 empregos diretos e cerca de 3.500 indiretos. Em paralelo a isso, possibilidades de novos negócios surgirão para fornecedores. Hoje, a Skyrail Bahia possui canais abertos para empresas interessadas em se tornar parceiras. Clicando aqui, é possível acessar a página voltada para cadastro de fornecedores.

RODADA DE NEGÓCIOS
Ao longo de 2020, as rodadas de negócios promovidas pelo IEL viabilizaram 156 indicações para possíveis transações comerciais. O convite para a presença da Skyrail Bahia foi considerado uma nova oportunidade de crescimento para empresas com atuação na Bahia, como afirmou o superintendente do IEL, Evandro Mazo. “Nosso objetivo é conectar empresas como a Skyrail aos fornecedores que promovem o desenvolvimento local”.

Este foi o segundo evento do ano em que a Skyrail é convidada para conhecer possíveis fornecedores. O primeiro aconteceu em março, quando esteve no 1º Encontro de Negócios Sebrae Energia, promovido pelo Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia. Na ocasião, 24 empresas se apresentaram como possíveis fornecedoras de serviços em áreas como assessoria ambiental, tecnologia da informação, segurança do trabalho, entre outras.

FORNECEDORES & ÉTICA
A relação entre a Skyrail e fornecedores é sempre pautada em princípios éticos estabelecidos pelo código de conduta e compliance da concessionária. O documento apresenta, entre outros pontos, que a Skyrail conduz práticas de negócios inseridas em um ambiente de livre concorrência e baseado na confiança mútua entre fornecedores, clientes, membros do governo e outros parceiros.

Para o diretor técnico da Skyrail Bahia, Alexandre Barbosa, um fornecedor precisa estar afinado com princípios alinhados às boas condutas. “A Skyrail tem interesse em empresas capacitadas e que seguem premissas associadas à honestidade, eficiência e preocupação com aspectos socioambientais”.