As obras do VLT do Subúrbio, modal que beneficiará cerca de 600 mil pessoas da região, estão próximas de iniciar. Neste momento, equipes trabalham na preparação da área realizando atividades de sondagem do solo, tapumagem e desmontagem da antiga estrutura da linha férrea. Com o início das obras, a previsão é de quem sejam gerados até o próximo ano cerca de 2.250 vagas de empregos diretos, fruto da parceria público-privado entre a Skyrail Bahia e o Governo do Estado.

As intervenções têm como objetivo preparar a área e aprofundar os estudos técnicos para o desenvolvimento das próximas etapas da obra, como a construção das estruturas e estações. Todas as atividades estão sendo realizadas com equipamentos de segurança e seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.

Intervenções preliminares
Iniciado em fevereiro, o serviço de tapumagem é uma ação de segurança tanto para os moradores vizinhos da construção, quanto para os trabalhadores. No caso do VLT do Subúrbio, o isolamento da área está sendo feito com a utilização de tapumes de dois metros de altura, ao longo de toda a linha férrea. A área permanecerá restrita até a conclusão das obras. No entanto, os acessos de pedestres seguem preservados.

A desmontagem da antiga estrutura da linha férrea vem sendo realizada gradualmente, tendo sido iniciada pela área da Calçada e deverá seguir até Paripe.

As atividades de sondagem consistem em realizar perfurações para o reconhecimento do solo existente na área. Essas amostras vêm sendo avaliadas pelas equipes técnicas para a condução das próximas fases da obra. Estão previstas outras atividades preliminares, que serão iniciadas nos próximos meses e previamente divulgadas.

Comunicação e comunidade
A Skyrail Bahia está implantando canais de comunicação para promover o diálogo com as comunidades do entorno às obras do VLT. A empresa possui o Plantão Social (71) 99643-9410 e a ouvidoria por meio do telefone 0800-721-9581 (ligação gratuita), de segunda a sexta-feira, das 07h às 20h, podendo ser registrada uma mensagem de voz fora desse horário de atendimento, 24h por dia e 7 dias por semana. Para conhecer outras formas de atendimento, clique aqui.