
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
A BYD investiu USD 1 bilhão em tecnologia para criar o sistema Skyrail. Foram cerca de 1000 engenheiros envolvidos ao longo de 5 anos de pesquisa e desenvolvimento.
TECNOLOGIA CBTC
O VLT do tipo monotrillho da Skyrail Bahia conta com sistema de sinalização baseado na tecnologia CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), o que há de mais moderno em termos de controle da circulação e velocidade dos trens. Este sistema permite o conceito de bloco móvel e, consequentemente, um intervalo entre trens mais reduzido, proporcionando uma maior regularidade do serviço para os usuários. A velocidade do trem é supervisionada a todo momento pelo sistema de sinalização, aplicando a frenagem automática do trem para prestação de serviço aos usuários nas paradas existentes.
CENTRO DE CONTROLE E OPERAÇÃO
Através de um centro de controle e operação (CCO) integrado, é possível o monitoramento dos trens e estações através das inúmeras câmeras instaladas nas paradas e ao longo da via. Toda a operação remota dos sistemas de energia e telecomunicações poderá ser realizada pelo CCO, tais como os seguintes exemplos:
- Manobras elétricas em subestações;
- Aviso sonoro e informações aos passageiros nas estações;
- Acompanhamento do controle de acesso às estações;
- Portas de plataforma nas paradas para maior segurança dos usuários;
- Monitoramento do posicionamento dos trens nas vias principais e no pátio de manutenção e operação.
Desta forma é possível a garantia da segurança e conforto operacional aos usuários do sistema.
MÍNIMA OCUPAÇÃO ESPACIAL
Os pilares de sustentação do do VLT minimizam a ocupação do espaço, permitindo que o veículo seja instalado em áreas congestionadas e ao longo das rodovias existentes.
BOA ADAPTAÇÃO TOPOGRÁFICA
Com mais de três vezes a capacidade de inclinação em comparação com os sistemas ferroviários convencionais e um raio de virada significativamente mais apertado, o Skyrail se integra perfeitamente à paisagem urbana existente. Isso evita demolições desnecessárias e desapropriações.
POROSIDADE URBANA
O fato do VLT do tipo monotrilho ser elevado em relação ao nível do solo permitirá a reconexão com os dois lados da linha atual e promoverá um maior fluxo de pessoas e veículos entre Salvador e a Baía de Todos os Santos.