1- Quando começam as obras do VLT?

Em dezembro foi assinada pelo Governo do Estado a Ordem de Serviço para o início das obras, agora a concessionária aguarda a autorização da Prefeitura de Salvador para a obra especial em logradouro público – o alvará – para dar início à obra.

2- Qual é a previsão de término?

A previsão é que o início da operação aconteça ainda em 2022. Assim como ocorreu com o metrô de Salvador – Lauro de Freitas, alguns trechos deverão ser entregues de acordo com a conclusão de cada etapa, colocando o serviço à disposição da população mais rapidamente, por fases, tendo alguns trechos sendo entregues de forma parcial, antes deste prazo. A previsão é que o trecho Calçada – Lobato esteja em operação já no final de 2020.

3- Quantas estações terão?

Serão 21 estações na fase 1, em pouco mais de 19km de extensão. E, na proposta da fase 2 serão mais 5 estações, perfazendo um trajeto de pouco mais de 4 Km. A capacidade diária de transporte com a implementação das duas fases é de 156 mil passageiros por dia. O VLT sairá da Ilha de São João, no município de Simões Filho com destino ao Comércio e no trecho entre Paripe e Calçada, fará o mesmo percurso do atual trem do Subúrbio. Está prevista ainda uma extensão até o Acesso Norte do metrô, na sua fase 2.

4- Qual será o tempo total do percurso?

O trajeto de toda a linha 1 do VLT, da Ilha de São João ao Comércio, será realizado em um tempo estimado de 40 minutos. Hoje, o percurso atual realizado pelo trem, de Calçada a Paripe, leva em torno de 40 minutos. Esse mesmo trecho percorrido pelo VLT será de apenas 25 minutos. O intervalo entre uma viagem e outra hoje do trem do subúrbio é em média de 40 a 50 minutos. Com o VLT este tempo de espera será reduzido para quatro minutos entre uma viagem e outra, nos horários de pico.

5- Quais medidas serão adotadas em caso de incidentes nas casas da população do entorno?

Todas as casas no entorno da obra receberão uma vistoria cautelar e as condições dos imóveis serão catalogadas. Caso haja algum dano será possível avaliar se eles foram causados pelas obras. Caso sejam comprovados os danos, os reparos serão executados pelo consórcio.

6- Como as pessoas terão acesso a suas casas durante o período das obras? Serão criados acessos alternativos?

Sempre que necessário, serão criados acessos ao longo do percurso em trechos específicos. Destacamos que, depois da conclusão das obras, o acesso será livre sem nenhuma segregação. Em caso de alterações no tráfego, a população será comunicada previamente.

7- O VLT vai acabar com o trem do Subúrbio?

Com a implantação do VLT, o sistema de trens do Subúrbio deixará de existir. Em operação desde o século 19, e com equipamentos de idade superior a 60 anos, o sistema de trens do Subúrbio se encontra defasado há anos. A partir de 2013, após ser assumido pelo Governo do Estado, iniciou-se um planejamento para a sua modernização, que virá com a implantação do VLT.

8- Por que optou-se pelo VLT e não pelo metrô?

O Governo do Estado optou pela implantação do VLT, após estudos de demanda que identificaram o modal como o mais apropriado para substituir os atuais trens do Subúrbio. E também por avançar ainda mais na gestão da mobilidade no Estado, ligando parte da Região Metropolitana de Salvador ao centro da cidade de forma integrada ao metrô.