A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) promoveu nesta quarta-feira (29) uma apresentação on line chamada “Por dentro do VLT do Subúrbio”. O engenheiro e gerente da área civil da Skyrail Bahia, Renato Siqueira, ministrou a palestra que contou com um detalhamento do escopo técnico da obra e com uma interação junto ao público presente, como alunos da instituição, profissionais da engenharia e outros interessados.

De acordo com Wagner Carvalho Santiago, professor adjunto e coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIVASF, a atividade faz parte de uma série de apresentações virtuais que visam aproximar o ambiente acadêmico do setor produtivo. “Os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com um projeto de grande relevância nacional que, durante e após a sua implantação, trará inúmeros benefícios”, relatou o professor, que também ressaltou a importância de se discutir projetos como o do VLT neste momento de pandemia.

“Esse tipo de ação é importante para reunir alunos, profissionais e membros da sociedade civil neste momento de distanciamento social. A construção de conhecimento não pode parar e o momento exige a promoção de novas estratégias e atividades”, conclui.

Para Renato Siqueira, representar a Concessionária e mostrar detalhes do projeto foi uma oportunidade de revelar o trabalho de uma extensa e comprometida equipe por trás da construção do VLT. “Tive o prazer de comunicar o excelente trabalho do time Skyrail e também de revelar detalhes de um projeto que une tecnologia e desenvolvimento à região onde ele será implementado”, conta Siqueira. Ao final da apresentação, o engenheiro ainda respondeu às dúvidas dos participantes.

Dentro do ciclo de palestras virtuais ministradas pela instituição, já participaram alguns nomes, como a Dra. Tatiana Bittencourt Dumet, professora e diretora da Escola Politécnica da UFBA, o Dr. Sérgio Hampshire de Carvalho Santos, professor titular da UFRJ e presidente da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE), a Dra. Gisele Cristina Antunes Martins que é professora da UEM e membro do comitê CE- 02.126.10 da ABNT, entre outros.

A apresentação “Por dentro do VLT do Subúrbio” está disponível também pelo Youtube. Seguem os links:

Por dentro do VLT do Subúrbio – PARTE 1

Por dentro do VLT do Subúrbio – PARTE 2